Interpretação de texto, tema: Escravidão
Texto 1:
Esse é um trecho de ‘Tragédia no lar’, de Castro Alves, publicado no livro “Os Escravos”, em 1868. É uma cena dramática, mostra o momento em que o fazendeiro vai buscar o filho de uma escrava na senzala.
Cena de ‘Tragédia no Lar” (Fragmentos do poema)
"— Escrava, dá-me teu filho!
Senhores, ide-lo ver:
É forte, de uma raça bem provada,
Havemos tudo fazer.
Assim dizia o fazendeiro, rindo,
E agitava o chicote...
A mãe que ouvia
Imóvel, pasma, doida, sem razão!
À Virgem Santa pedia
Com prantos por oração;
E os olhos no ar erguia
Que a voz não podia, não.
— Dá-me teu filho! repetiu fremente
o senhor, de sobrolho carregado.
— Impossível!...
— Que dizes, miserável?!
— Perdão, senhor! perdão! meu filho dorme...
Inda há pouco o embalei, pobre inocente,
Que nem sequer pressente
Que ides...
— Sim, que o vou vender!
— Vender?!. . . Vender meu filho?!"
"— Cala-te miserável! Meus senhores,
O escravo podeis ver ...
E a mãe em pranto aos pés dos mercadores
Atirou-se a gemer.
— Senhores! basta a desgraça
De não ter pátria nem lar, -
De ter honra e ser vendida
De ter alma e nunca amar!"
Fonte do texto: https://www.escritas.org/pt/t/5104/tragedia-no-lar
1) A que tragédia o texto se refere? ___________________________________________
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2) Quais são os personagens do poema? ________________________________________
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3) O que isso revela sobre a relação entre os personagens?__________________________
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4) Fale sobre a questão social apresentada no poema. ______________________________
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5) O que essa situação social revela sobre os fatos da época?________________________
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6) A crença religiosa é um fator bastante presente na nossa literatura, cite um trecho onde essa marca esteja presente no texto apresentado._______________________________
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Metáfora: é uma figura de linguagem cuja função é a comparação entre dois elementos. Ex: Ela é uma flor; Aquele rapaz é um pavão de tão exibido.
7) Localize metáforas no texto. _______________________________________________
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Texto 2
Vejamos agora um texto jornalístico que trata das mortes de crianças, perpetradas por policiais em favelas.
Caso João Pedro: quatro crianças foram mortas em operações policiais no Rio no último ano
Por Luiza Franco
Da BBC News Brasil em São Paulo
João Pedro Matos Pinto se tornou pelo menos a quarta pessoa com menos de 14 anos a morrer num contexto de operação policial no último ano, desde maio de 2019.
Além dele também morreram nesse período Ágatha Félix, de 8 anos, Kauê Ribeiro dos Santos, de 12 anos, Kauan Rosário, de 11 anos, segundo levantamento da ONG Rio de Paz com base em casos relatados na imprensa.
Esses são apenas os casos no último ano. No total, a ONG contabiliza 69 casos de crianças vitimadas por arma de fogo em contexto de violência no Rio de Janeiro desde 2007 — muitos deles ocorridos durante operações policiais.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52731882 Acesso em 26/10/20.
8) O texto 2 faz referência a um problema social existente em nossa sociedade, qual seria? _____________________________________________________
9) Na sua opinião, como esse problema social poderia ser resolvido?__________________
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10) Na sua opinião, como o Brasil poderia tornar a vida do povo negro menos sofrida?_____________________________________________________________________________
11)Escreva um texto em tom jornalístico falando como é a violência em nossa sociedade.
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Texto 3
Samba-Enredo 2018 - Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?
G.R.E.S Paraíso do Tuiuti
Não sou escravo de nenhum senhor Meu Paraíso é meu bastião
Meu Tuiuti, o quilombo da favela É sentinela na libertação
Irmão de olho claro ou da Guiné Qual será o seu valor?
Pobre artigo de mercado Senhor, eu não tenho a sua fé
E nem tenho a sua cor Tenho sangue avermelhado
O mesmo que escorre da ferida Mostra que a vida se lamenta por nós dois
Mas falta em seu peito um coração Ao me dar a escravidão
E um prato de feijão com arroz
Eu fui mandiga, cambinda, haussá Fui um Rei Egbá preso na corrente Sofri nos braços de um capataz Morri nos canaviais onde se plantava gente
Ê, Calunga, ê! Ê, Calunga! Preto Velho me contou Preto Velho me contou
Onde mora a Senhora Liberdade Não tem ferro nem feitor
Amparo do Rosário ao negro Benedito Um grito feito pele do tambor
Deu no noticiário, com lágrimas escrito Um rito, uma luta, um homem de cor
E assim, quando a lei foi assinada Uma Lua atordoada assistiu fogos no céu
Áurea feito o ouro da bandeira
Fui rezar na cachoeira contra a bondade cruel
Meu Deus! Meu Deus!
Se eu chorar, não leve a mal Pela luz do candeeiro Liberte o cativeiro social
Composição: Cláudio Russo / Anibal / Jurandir / Moacyr Luz / Zezé
Fonte: https://www.letras.mus.br/gres-paraiso- do-tuiuti/samba-enredo-2018-meu-deus-meu- deus-esta-extinta-a-escravidao/
12) Do que trata o texto 3? _______________________________________________________
13) No trecho “Irmão de olho claro ou da Guiné”, o eu lírico faz referência a um local específico, qual seria?________________________________________________________
14) Com relação ao seguinte trecho: “Tenho sangue avermelhado/ O mesmo que escorre da ferida/ Mostra que a vida se lamenta por nós dois”, o que o eu lírico quis dizer?__________________________________________________________________
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15) A seguinte citação: “E assim, quando a lei foi assinada/ Uma Lua atordoada assistiu fogos no céu / Áurea feito o ouro da bandeira” faz referência a um momento histórico muito importante, qual foi ele? ____________________________________________________
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16) O que podemos entender por “cativeiro social”? _________________________________________________________________
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17) Fale sobre a representatividade da seguinte passagem: “Eu fui mandiga, cambinda, haussá / Fui um Rei Egbá preso na corrente / Sofri nos braços de um capataz/ Morri nos canaviais onde se plantava gente”.
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18) Fale sobre os acontecimentos sociais que podemos refletir à partir da leitura do texto abordado.
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19) No trecho “Mas falta em seu peito um coração Ao me dar a escravidão”, o que se percebe que falta no coração dos senhores mercadores? ____________________________________________________
20) Quais os acontecimentos que teriam marcado a vida do escravo?
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21) No texto, por quê “Senhora Liberdade” estaria escrito com iniciais maiúsculas, e não minúscula?
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22) Na sua opinião, no trecho “sangue avermelhado”, o que o autor quis enfatizar?
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